O PAPEL DA MANDÍBULA NA HARMONIZAÇÃO FACIAL?
- Elaine Costa Smania
- 30 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Tenho observado em meus atendimentos alguns casos de pacientes com perda precoce da linha de definição da mandíbula, mas, isso é comum acontecer com o passar dos anos, com a chegada da idade madura.
Esses resultados do envelhecimento facial podem resultar na perda de volume por reabsorção óssea e alterações do compartimento de gordura facial. A “papada facial” também pode perder a definição pela atenuação do septo mandibular, levando á descida dos compartimentos de gordura da papada superior e inferior.
Podemos recriar um maxilar esteticamente e estrutura-la trazendo uma aparência mais jovem com a aplicação precisa de preenchimentos dérmicos adequados em um local bem selecionado no ângulo mandibular.
Antes de iniciarmos os tratamentos no terço inferior, recomendo re-volumizar os terços superior e médio da face para fornecer suporte volumétrico superior ao maxilar. Às áreas que podemos considerar são as têmporas, bochechas, e regiões pré- auriculares.
Vale lembrarmos aqui que a harmonização facial não é um procedimento em si, mas um conjunto deles, todos com o mesmo o fim, tornar a face mais simétrica. Essa combinação de técnicas permite equilibrar o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, inclusive o contorno de mandíbula.
Se você tem se incomodado com o formato do seu rosto, deseja realçar seus traços ou compensar imperfeições, esse é o caminho.
A escolha do protocolo ideal para cada caso depende muito do olhar minucioso de cada profissional, e deve priorizar o resultado mais natural possível, evitando assim causar novas desproporções.
No que se trata do contorno de mandíbula, são dois os procedimentos mais indicados: o preenchimento com ácido hialurônico e a aplicação de toxina botulínica.
PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
Todos podem ter uma mandíbula bonita e bem demarcada, realçando assim sua beleza natural. O preenchimento com ácido hialurônico é uma excelente opção para você que deseja tornar mais evidente o seu contorno mandibular.
O preenchimento nada mais é do que a aplicação de uma substância, normalmente ácido hialurônico, em um determinado local do rosto. O composto recupera o volume facial perdido devido ao processo de envelhecimento e estimula a produção de colágeno, substância que dá firmeza a pele.
O tratamento é reversível, então não é preciso se preocupar tanto se por acaso você não gostar dos resultados. Além disso, poucos dias após a aplicação é possível fazer pequenos retoques, aprimorando ainda mais seus efeitos.
TOXINA BUTOLÍNICA
Você provavelmente conhece bem os benefícios da toxina botulínica. A substância é capaz de impedir temporariamente a contração muscular, e por isso é muito utilizada no tratamento de rugas e marcas de expressão.
Porém, poucos conhecem a sua aplicação em relação ao contorno de mandíbula. A toxina pode ser utilizada para reduzir a tração das fibras musculares do pescoço, conhecidas como bandas platismais, que causam tração para baixo da face.
O procedimento é indolor, dura em média 30 minutos e produz resultados incríveis.
CONCLUSÃO
Ter uma mandíbula definida e jovem é o desejo da maioria dos meus pacientes. Vale ressaltar que aplicações e protocolos nessa região devem ser feitos por profissionais altamente qualificados, por existem técnicas que necessitam ser executadas com muita habilidade e estudo. Entre em contato e agende já a sua avaliação. Farei questão de conhecer melhor o seu caso para orientá-lo quanto ao melhor tratamento. Não esqueça de continuar acompanhando nossos artigos semanais que trago aqui no blog e nossos canais de comunicação que estão sempre atualizados.
Comentários